21/08/2024 09h01
Facebook

A doença, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, foi declarada como emergência de saúde pública global pela OMS

Medidas de prevenção e controle do surto de mpox, doença declarada como emergência de saúde pública global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foram tema de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária de terça-feira, 20. 

Entre outros questionamentos, o autor do requerimento quer saber se existe algum plano de contingência específico para lidar com possíveis casos de mpox em Sorocaba e se a Prefeitura de Sorocaba está em contato com autoridades de saúde estaduais e federais para coordenar ações de prevenção e controle da doença.

O vereador lembra no requerimento que a OMS declarou a mpox como emergência de saúde global em julho de 2022 e encerrou-a em maio de 2023, mas, diante de um novo surto, com características mais graves, voltou a declarar emergência de saúde, motivando o Ministério da Saúde do Brasil a atualizar as recomendações sobre a doença.

A mpox é uma doença viral que pode se espalhar entre pessoas e animais infectados, através de contato próximo e materiais contaminados. Os sintomas da mpox incluem febre, erupção cutânea dolorosa, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, baixa energia e gânglios linfáticos aumentados.