Evento na Câmara Municipal celebrou a data comemorativa da entidade ligada à Maçonaria.
A Câmara Municipal de Sorocaba realizou, na tarde desta quarta-feira, 14, sessão solene pelo Dia da Ordem da Estrela do Oriente, celebrado em 31 de agosto. A data homenageia a instituição ligada à Maçonaria Universal, que tem por finalidade congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e crença na existência de um Ente Supremo.
Participaram da mesa de honra da solenidade o vereador proponente da sessão; Gislaine Magalhães, grande matriarca do Capítulo de São Paulo da ordem; o Past-Grande Patriarca João Magalhães Neto; Raquel Pontes Miguel, matriarca do Capítulo Sophia n°29; e Marinez Baltar, matriarca do Capitulo Brilho de Sótiz nº 46.
Marinez destacou a importância da homenagem à ordem em uma sessão solene e a oportunidade de “fortalecer os laços que nos unem como irmandade”. Segundo ela, o Capitulo Brilho de Sótiz, apesar de jovem, por ter apenas quatro anos, proporciona momentos de partilha, estudo, aprendizado e crescimento. A matriarca contou que os valores cultivados na ordem ensinam que a verdadeira grandeza esta em servir, fazendo diferença na comunidade com inúmeras benemerências nas áreas da saude, educação e atenção ao idosos, menores e jovens, como a Casa das Estrelas em Baretos, acolhendo paciente carentes atendidos no hospital do Câncer daquele município.
A matriarca Raquel Pontes Miguel lembrou que na cidade de Sorocaba, o capítulo Sofia realiza trabalhos como “barraca do cachorro quente” e “parmegiana”, para arrecadar recursos e ajudar os que necessitam de auxílio. “Com unidade, empatia e tolerância, podemos multiplicar o bem, o amor ao próximo, formando uma verdadeira rede de crescimento mutuo”, disse.
João Magalhães Neto ressaltou o trabalho realizado pela ordem e a necessidade de divulgação das ações para conhecimento de toda a população. Gislaine Magalhães agradeceu a realização da solenidade e também enfatizou a importância da divulgação da ordem “Tudo aquilo que faz o bem deve ser reconhecido por todos. Dentro da ordem já temos o reconhecimento, mas precisamos que de fora dela o reconhecimento também venha, não em forma de louros, mas em formas como essa”, finalizou.
O evento contou também com apresentações de vídeos institucionais e espetáculo cultural de declamação de poesias, realizado por integrantes da ordem, em homenagem à instituição, além da entrega de votos de congratulações às integrantes da ordem.