Segundo o parlamentar, apesar da realização do concurso pela Prefeitura de Sorocaba, há relatos de que muitos aprovados ainda não foram convocados
Observando que o concurso público para Professores PEB I foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba com o objetivo de suprir a demanda por educadores na rede municipal de ensino, garantindo o pleno atendimento aos alunos e o cumprimento do calendário escolar, um vereador, por meio de requerimento aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, na terça-feira, 13, faz uma série de questionamentos sobre o assunto.
Segundo o parlamentar, apesar da realização do concurso, há relatos de que um número significativo de aprovados ainda não foi convocado para ocupar os cargos vagos, “mesmo diante de um déficit evidente de professores nas escolas municipais, o que pode comprometer a qualidade do ensino e sobrecarregar os profissionais atualmente em exercício”. Para ele, essa situação gera descontentamento entre munícipes quanto à efetivação dos profissionais aprovados no concurso.
Em seu requerimento, o vereador indaga qual o número exato de aprovados no concurso público para Professores PEB I que ainda não foram convocados para assumir seus cargos e qual o atual déficit de Professores PEB I nas escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba. Também quer saber quais são os critérios utilizados pela Prefeitura Municipal para determinar o chamamento ou não dos aprovados no concurso, mesmo diante da necessidade evidente de mais profissionais na rede de ensino, entre outros questionamentos.