Entre outros questionamentos, o vereador quer saber qual a média mensal de ações judiciais visando à obtenção de vagas em creche em Sorocaba
As consequências do abandono das vagas em creches municipais da cidade, mesmo em casos de vaga obtida por ordem judicial, são abordadas em requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária de terça-feira, 13. O autor do requerimento quer saber qual a média mensal de ações judiciais visando à obtenção de vagas em creche e quantas dessas vagas ficam ociosas no município.
Segundo o vereador, chegou ao seu conhecimento que muitas famílias, mesmo após conseguirem vaga, deixam de levar as crianças para a creche, o que acaba gerando uma ociosidade inesperada no sistema, que já trabalha deficitário. O parlamentar enfatiza que isso não é bom para a criança, que perde uma oportunidade de desenvolvimento educacional, nem para o sistema de educação municipal.
Entre outros questionamentos, o vereador também indaga se há algum tipo de penalidade para os pais ou responsáveis que simplesmente não levam as crianças sob sua responsabilidade para a creche e quanto tempo leva para que a criança ausente venha a perder a vaga obtida, tanto se a vaga decorre de inscrição ordinária na própria unidade de educação ou se é em consequência de decisão judicial.