13/08/2024 13h11
Facebook

O parlamentar ressalta a importância do equipamento para a saúde masculina e solicita seus serviços para o referido bairro

Ressaltando que o programa denominado “Ônibus Azul” tornou-se uma importante política pública no que tange à saúde masculina, vereador apresentou requerimento na Câmara Municipal de Sorocaba, aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 13, no qual solicita que o Ônibus Azul seja levado para o Bairro Caguaçu, no extremo norte da cidade, na divisa com o Município de Porto Feliz.

O vereador observa que o Caguaçu é um bairro com características rurais, distante das regiões centrais da cidade, com muitas estradas de terra, o que torna mais difícil o deslocamento de seus moradores para outros pontos da cidade, que contam com mais equipamentos de saúde. Em razão disso, o parlamentar reivindica ao Executivo que o Ônibus Azul seja disponibilizado para a população masculina do bairro.

O vereador observa que, historicamente, os homens tendem a cuidar menos da própria saúde do que as mulheres, deixando, por exemplo, de fazer exames importantes, como os exames periódicos para detecção de anomalias na próstata. Por isso, acredita que é necessário estimular a população masculina a buscar também os cuidados preventivos com a saúde, facilitando seu acesso a consultas e exames.

Em seu requerimento, o vereador indaga há quanto tempo o Ônibus Azul não oferta os seus serviços no Bairro Caguaçu e qual é a periodicidade habitual para a oferta desse tipo de serviço de saúde pública itinerante. Também indaga quais são os locais em que o ônibus fica quando está no Bairro Caguaçu. O parlamentar observa, ainda, que moradores do bairro o procuraram solicitando a ofertas de serviços do Ônibus Azul no bairro.

Por fim, o vereador pede que o Ônibus Azul atenda os moradores do Caguaçu e sugere que, para melhor atender a população masculina do bairro, ele seja posicionado nos seguintes pontos: na Escola Professor Dirceu Ferreira da Silva, na Rua Emerenciano Prestes de Barros, e na Coopguaçu, a cooperativa dos produtores rurais do bairro, na Estrada dos Martins).