27/06/2023 11h43
atualizado em: 27/06/2023 11h44
Facebook

Proposta pelo vereador Dylan Dantas (PSC), a audiência pública contou com munícipes e o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Pasquini

Com o objetivo de discutir melhorias no entorno da Avenida Adolpho Massaglia, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou audiência pública na noite de segunda-feira, 26, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PSC), que dividiu a mesa dos trabalhos com o secretário municipal de Mobilidade, Carlos Eduardo Pasquini, e a munícipe Patrícia Navarro, representante dos moradores do entorno da avenida.

A Avenida Adolpho Massaglia situa-se entre a Rodovia João Leme dos Santos e a Avenida Rogério Cassola. “Essa avenida é uma entrada para a cidade de Votorantim e, especialmente nos horários de pico, é uma avenida muito movimentada, o que causa certo desconforto para os moradores da região”, afirmou Dylan Dantas, observando que o objetivo da audiência é justamente discutir melhorias para o trânsito na região.

A munícipe Patrícia Navarro, representando os moradores, explicou que há vários condomínios na região, considerada a mais valorizada da cidade. “Muitos paulistanos estão vindo morar em Sorocaba, em razão da qualidade de vida de nossa cidade, o que é muito bom, mas temos que encontrar uma solução para o estrangulamento do trânsito naquela região. Todo mundo reclama desse estrangulamento do trânsito e do perigo de acidentes”, afirmou.

Paulo Charbel, morador da região, observou que Sorocaba, na região do Alphaville, tem apenas um corredor de acesso a Sorocaba e Votorantim, com alto fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico, e sugeriu melhorias de trânsito, como a implantação de ondas verdes. Também Lohuan Prieto ressaltou que Sorocaba bateu um recorde de novos empreendimentos residenciais e esse número tende a aumentar, com o consequente aumento do trânsito na cidade, com diversos pontos de estrangulamento, ressaltando a importância de serem discutidas soluções para o problema. 

Desafio das cidades – O secretário Carlos Eduardo Pasquini disse que a mobilidade urbana é um desafio de todas as grandes cidades e que é importante o Executivo trabalhar em conjunto com a Câmara de Vereadores, em conjunto com a sociedade, para buscar soluções para que o trânsito flua de modo adequado e com segurança. Segundo ele, a atual administração tem trabalhado intensamente para encontrar soluções para os problemas apontados pelos munícipes, inclusive com obras na referida região, criando acessos e fazendo ligações.

O secretário disse que Sorocaba conta com mais de 105 câmeras de videomonitoramento do tráfego e um sistema semafórico interligado. Segundo ele, são 400 cruzamentos interligados por fibra ótica que vai direto para uma central de controle operacional, o que permite gerenciar remotamente os semáforos, conforme a demanda de veículos. Carlos Eduardo Pasquini também respondeu a outros questionamentos dos participantes da audiência pública.

No final dos trabalhos, o vereador Dylan Dantas fez alguns encaminhamentos: “No curto prazo, vamos encaminhar uma solicitação formal na Câmara pedindo uma intensificação na ‘onda verde’ e na ‘direita livre’. Também vamos solicitar estudos, a médio e longo prazos, para a Secretaria de Mobilidade acerca de interligações dentro dos bairros. Outra reivindicação é a duplicação de toda a Avenida Adolpho Massaglia, que seria ideal”, enumerou o vereador.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.