30/11/2022 17h40

Prédio histórico revitalizado há cinco anos estava fechado e sofrendo depredações

Atendendo aos pedidos dos moradores do entorno do imóvel histórico da extinta Fábrica de Tecidos Santa Maria, na Vila Hortência, o vereador Fernando Dini (MDB) conquistou que a Prefeitura criasse o Parque Municipal Histórico da Tecelagem, no espaço que estava fechado após uma revitalização concluída em 2017 e vinha sendo depredado. A entrega do novo parque da cidade com acesso pela rua Santa Maria foi feita na manhã desta segunda-feira (30). “Há 11 meses eu trouxe os secretários da Cultura e Meio Ambiente até aqui para conversar com a população. A entrega é uma conquista. Agora vamos precisar trabalhar para que possamos abrir ao público diariamente”, declarou o vereador Dini.

Durante a sua fala na inauguração, o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, reafirmou que foi a pedido de Fernando Dini que deu início ao processo administrativo que possibilitou a transformação do espaço no Parque Histórico. “Um local muito bonito, que, neste primeiro momento, poderá receber feiras culturais e exposições, demandas que chegam até a Secretaria de Cultura”, declarou o secretário Zamuner.

O vereador Fernando Dini ressaltou a necessidade de mais investimentos para que seja aberto para a visitação pública diariamente, a permanência de um zelador e a instalação do museu da tecelagem. A entrega nesta segunda-feira foi possível após uma força-tarefa entre várias secretarias da Prefeitura.

O novo parque tem área arborizada, máquinas utilizadas na tecelagem e arquitetura revitalizada. Os imóveis da extinta fábrica de tecidos Santa Maria foram construídos em 1882. A inauguração também contou com a presença do vereador que está representando o prefeito Rodrigo Manga durante viagem à Brasília, Luis Santos, que também lutou muito pela utilização pública do espaço e de outros secretários municipais. Durante a cerimônia, o vereador Fernando Dini representou o Poder Legislativo de Sorocaba.

(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – MDB)