24/11/2022 09h22
atualizado em: 24/11/2022 09h22

A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo homenageado à educação no município

O professor doutor Rogério Augusto Profeta, reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso) pelo segundo mandato consecutivo, foi homenageado com a Comenda de Mérito em Educação “Bicentenário da Escola de Primeiras Letras” pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 23, no plenário da Casa. A iniciativa da homenagem foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), que presidiu os trabalhos e ressaltou a dedicação do homenageado ao magistério, “prestando relevantes serviços à população de Sorocaba e detendo um grande legado de luta e compromisso com a educação”.

Além de Ítalo Moreira, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades: professor Aldo Vannucchi, reitor emérito da Uniso; professor Danilo Abdelnur Camargo; Márcio Carrara, secretário municipal de Educação; e Fábio Mascarenhas, secretário de Comunicação Institucional da Câmara e coordenador do Curso de Relações Públicas da Uniso. A mesa estendida contou com familiares e amigos do homenageado, além de diversos professores da Universidade de Sorocaba, entre outros.

Ambiente inovador – Enfatizando que a educação é um fundamento da vida, começando pela educação no seio da família e continuada pela educação oferecida pela escola, o vereador Ítalo Moreira ressaltou o legado deixado por professor como Aldo Vannucchi, continuado por Rogério Augusto Profeta. “O senhor vem representando essa causa da Uniso, transformando cada vez mais esse ambiente num ambiente de inovação de tecnologia”, afirmou o vereador ao saudar o homenageado.

O professor emérito Danilo Abdelnur Camargo, graduado na primeira turma de Administração de Empresas da antiga Faccas (Faculdade de Administração que, juntamente com outras faculdades, formou a Uniso) encarregou-se de apresentar a trajetória do homenageado, a quem definiu como um gestor competente, que sempre conseguiu, com dedicação, sobrepujar dificuldades e realizar um trabalho de “alto nível profissional e educacional”.

Dados do homenageado – Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba (Faccas), em 1984, o professor Rogério Augusto Profeta é Mestre em Administração pela PUC de São Paulo (1995) e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2003). É especializado em Gestão da Produção de Materiais e Administração Industrial, além de especializado em Educação.

Atuou em empresas multinacionais de grande porte e foi representante institucional da Uniso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Foi professor visitante da Universidade Metodista de Piracicaba e da Fatec Sorocaba e participou de projetos de pesquisa financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Além da docência na Uniso, exerceu vários cargos de direção na instituição. Foi pró-reitor de Administração e exerce seu segundo mandato como reitor da Uniso, que vai até o início de 2026.