05/07/2022 14h15
atualizado em: 05/07/2022 14h27

O vereador tratou da correção de tampas de bueiros e campanhas preventivas de saúde, entre outros temas

A obrigatoriedade da correção das tampas de bueiros por empresas que fazem obras nas vias públicas, o agendamento de consultas nas unidades de saúde e a denúncia obrigatória de maus-tratos aos animais em condomínios foram questões abordadas pelo vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde, na entrevista que concedeu ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 5, antes da sessão ordinária. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre as campanhas preventivas de saúde.

Fábio Simoa defendeu o Projeto de Lei nº 312/2021, de sua autoria, que torna obrigatória a correção do desnível das tampas de bueiro e do asfalto por parte de empresas públicas ou privadas que executarem obras nas vias públicas. O projeto foi aprovado, com emendas, em segunda discussão, na sessão desta quinta-feira. “Esse é um dos maiores problemas crônicos da cidade, fora os buracos. O desnivelamento das tampas de bueiro causa muitos transtornos, inclusive riscos de acidentes, por isso é fundamental resolver esse problema”, afirmou o parlamentar.

Presidente da Comissão de Saúde, Fábio Simoa contou que o sistema de agendamento de consultas já está começando a funcionar na UBS de Brigadeiro Tobias. “Está sendo implantado o acesso avançado na unidade de Brigadeiro Tobias e isso vai trazer benefício para quem necessita de atendimento. O usuário vai poder fazer o agendamento todos os dias, evitando as filas que eram formadas com centenas de pessoas. Esse novo sistema é um grande avanço, uma vitória. Ele começou a ser implantado no dia 1º de julho e creio que dentro de 30 a 60 dias, todos os possíveis problemas já estarão resolvidos”, observa.

Doador de sangue e de plaquetas há mais de dez anos e autor de leis e outras ações que incentivam essa prática no âmbito do município, Fábio Simoa também discorreu sobre o “Junho Vermelho”, campanha recentemente realizada, que contou com um dia de doação de sangue por parte dos servidores da Câmara Municipal. O vereador também falou sobre o “Julho Amarelo”, que visa à prevenção das hepatites virais, e destacou a importância desse tipo de campanha para a saúde da população, citando como exemplo a campanha sobre a Manobra de Heimlich, a ser utilizada em caso de engasgamento. Simoa lamentou que uma criança tenha morrido recentemente por engasgamento no Rio de Janeiro, observando que o conhecimento da Manobra de Heimlich poderia evitar casos do gênero.

Como presidente da Comissão de Saúde, Fábio Simoa lamentou a dificuldade de visitar o Hospital Adib Jatene para fiscalizar o atendimento, uma vez que se trata de uma unidade estadual. “Enviei vários e-mails para o hospital, mas não obtive resposta. Então, fui lá numa visita cordial e fui muito bem recebido pelos atendentes que se comprometeram a entrar em contato comigo. Mas pretendo recorrer a um deputado para poder realizar esse trabalho de fiscalização”, adianta o parlamentar, ressaltando que, como presidente da Comissão de Saúde, esse é o seu papel.

Por fim, Fábio Simoa falou sobre seu projeto de lei que busca coibir maus-tratos contra os animais em condomínios, tornando obrigatória a notificação de violência contra os animais por parte dos síndicos. O vereador lembra que o projeto passou por uma readequação e, segundo ele, será promulgado, garantindo mais segurança para os animais.