27/06/2022 11h21
atualizado em: 28/06/2022 08h11
Facebook

A ação solidária foi realizada na manhã de sexta-feira, 24, e contou com a participação de dezenas de servidores, além de vereadores

A Câmara de Sorocaba participou, na sexta-feira, 24, de uma ação solidária, em conjunto com o Hemonúcleo de Sorocaba. O “Dia D de Doação de Sangue” foi uma iniciativa dos servidores da Casa, por intermédio do Laboratório de Inovação do Legislativo. O presidente da Câmara, vereador Cláudio Sorocaba (PL), participou da abertura do evento. “Essa ação partiu dos próprios funcionários da Casa e, sem dúvida, é muito importante, porque, nessa época do ano, com o frio e as férias do meio do ano, principalmente depois da pandemia, as doações caem. Por isso, é muito importante doar sangue”, afirmou o presidente do Legislativo.

Os vereadores Fábio Simoa (Republicanos) e Rodrigo do Treviso (União Brasil) também participaram do evento, que contou com o engajamento de mais de 30 servidores. A iniciativa teve como objetivo promover o Dia e o Mês Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho. Em virtude do tempo frio, os participantes das campanhas de doação de sangue também estão convidados, nesse período, a fazer doações de agasalhos e cobertores, novos ou seminovos, para a Campanha de Inverno 2022.

Engajamento da Câmara – Cláudio Sorocaba ressaltou que todos os meios de comunicação da Câmara Municipal, tanto a TV Câmara e a Rádio Câmara quanto as redes sociais do Legislativo, engajaram-se na campanha de doação de sangue. “Aliás, os meios de comunicação da Casa estão sempre engajados nas campanhas que são importantes para a população”, afirma o presidente do Legislativo. 

O secretário de Comunicação Institucional da Casa, Fábio Mascarenhas, também destacou a importância da campanha: “A ação foi uma iniciativa dos próprios servidores da Casa que, além de motivarem seus colegas de trabalho, ainda engajaram os servidores da Prefeitura nesta campanha. Vejo com bons olhos esta iniciativa, que fortaleceu o vínculo dos colaboradores com o Legislativo, aproximou ainda mais a população da Câmara e fortaleceu o banco de sangue do Hemonúcleo de Sorocaba”

Incentivo a doações – Autor de lei que estimula a doação de sangue e de plaquetas, o vereador Fábio Simoa acompanhou todo o “Dia D da Doação de Sangue” e ressaltou a importância da iniciativa dos servidores da Casa. “Para o doador é uma gota, mas para quem recebe é uma vida. Portanto, doar sangue é uma questão de humanidade, de empatia com o próximo. Uma campanha como essa contribui para estimular nas pessoas o hábito da doação de sangue, não só hoje, mas ao longo do ano, pois o Hemonúcleo necessita de sangue diariamente”, afirmou Simoa, observando que é um doador frequente de sangue e de plaquetas.

O vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) também participou da campanha de doação de sangue e observou que a campanha mostra o lado humano dos servidores da Casa. “É importante não deixar para doar sangue apenas quando um parente ou um amigo se acidentam e necessitam de sangue, é fundamental doar o ano todo”, afirmou o vereador, destacando a importância de estimular a doação de sangue em empresas, clubes de futebol e outras entidades. O vereador é autor de projeto que prevê desconto no IPTU para quem doar sangue.

O secretário geral da Câmara, Jonatha Mena, enfatizou que, especialmente depois da pandemia, a doação de sangue se torna ainda mais necessária. “A mobilização dos servidores é um exemplo a ser seguido, porque, em que pese o período de pandemia que vivemos, as demais doenças continuam, os acidentes também, e isso significa que a doação de sangue é vital para salvar vidas”, afirmou. O secretário de Recursos Humanos da Prefeitura, Cleber Fernandes, também elogiou a iniciativa dos servidores da Câmara: “Temos a certeza de que esse gesto generoso será recompensado a todos aqueles que auxiliarão quem necessita receber sangue”, salienta.

Depoimentos de servidores – Coordenadora da Rádio Câmara, a servidora Priscilla Radighieri destacou sua experiência como doadora de sangue: “Foi minha primeira doação, motivada pela campanha da Secretaria de Comunicação da Câmara. E foi muito mais tranquilo do que eu imaginava. O sentimento de saber que você pode ajudar a salvar até quatro vidas é muito gratificante. Alguns minutos do nosso tempo que podem mudar a vida de alguém. Mais do que um dever como servidora pública, uma ação que todo ser humano deveria fazer” – enfatizou.

O servidor Juliano Ventura observou que a campanha de doação no Legislativo foi vital para realizar um desejo que muitas pessoas têm, mas acabam não concretizando. “O dia a dia da gente é muito corrido, então, muitas vezes queremos doar sangue, mas não conseguimos encaixar essa doação no cotidiano. Uma campanha como essa, no local de trabalho, possibilita essa oportunidade de doar. O ideal é que as empresas e demais instituições também se mobilizem nesse sentido”, ressaltou. Corroborando o que disse o colega, o servidor Rafael Alves, responsável pela Qualidade Gráfica do Legislativo, também doou sangue e destacou a simplicidade do procedimento: “Foi um processo razoavelmente ágil e a doação em si foi muito tranquila”, afirmou.

Como doar – A gestora de enfermagem do Hemonúcleo de Sorocaba, Renata Infante, enfatizou que a doação de sangue “é um ato voluntário, simples e seguro” e, nessa época do ano, é ainda mais vital devido à queda nas doações, motivada pelo frio e o aumento das doenças respiratórias, como gripe, febre e dores no corpo, além da Covid-19, que está aumentando novamente. “O sangue é usado para cirurgias de alta complexidade e tratamentos de diversos tipos de câncer, entre outras doenças, como anemias e doenças autoimunes”, explica.

Renata Infante acrescenta que pode doar sangue qualquer pessoa com idade entre 16 anos e 69 anos. No caso do menor de idade, ele deve ser acompanhado pelo responsável. “A pessoa precisa estar pesando acima de 50 quilos, vir bem alimentada e estar bem de saúde, sem ter tido qualquer mal-estar nos últimos 30 dias. Se estiver fazendo uso de algum medicamento, deve trazer o nome do medicamento para que seja feita uma triagem clínica”, observa. No caso da doação de plaquetas, a pessoa já deve ser uma doadora de sangue e manifestar seu interesse em doar plaqueta, que é, segundo Infante, é muito importante no tratamento de câncer. 

As doações são feitas no Hemonúcleo de Sorocaba (Colsan), que fica localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. Para mais informações, basta ligar no telefone: (15) 3224-2930.