27/05/2022 14h57
atualizado em: 27/05/2022 14h57

O programa “Manhã Câmara” com a participação da dupla Santos & Gonçalves foi uma iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos)

O programa “Manhã Câmara”, da Rádio Câmara, apresentado na manhã desta sexta-feira, 27, contou com a participação da dupla Santos & Gonçalves, que executou música sertaneja de raiz em celebração ao tropeirismo, cujo dia e semana estão sendo comemorados pela Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), que também participou do programa, conduzido por Priscilla Radighieri.

No início do programa, o vereador Luis Santos contou que sua ligação com o tropeirismo remonta à sua família, que se dedicava ao comércio, no interior do Maranhão, e contava com uma tropa particular para o transporte de mercadorias. “Nesse povoado, chamado Águas Boas, no interior do Maranhão, só se tinha acesso por veículo no período de junho a dezembro, pois no resto do tempo, no período de chuvas, o acesso só era possível por meio de tropas de burros e canoas”, contou o parlamentar, que destacou a importância do tropeirismo para a integração do país, não apenas em relação ao Sul, mas também em relação a Minas Gerais.

José Gonçalves, que é de Pilar do Sul, e Sidnei, que é do Vale do Ribeira, falaram de suas origens rurais e de sua ligação com a música de raiz, bem como da formação da dupla em Sorocaba e da participação na Orquestra de Viola Zé Franco. Durante o programa, a dupla cantou grandes clássicos da música caipira ou música sertaneja de raiz, como “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira. Por fim, o vereador Luiz Santos convidou a população para participar da sessão solene que será realizada na noite desta sexta-feira, 27, às 19h30, para celebrar o Dia do Tropeiro e a Semana do Tropeirismo, com a participação da Orquestra de Viola Caipira Zé Franco, grupo de catira e Centro de Tradições Gaúchas.