17/05/2022 16h23
atualizado em: 17/05/2022 16h24

Para tratar do tema, o programa da Rádio Câmara recebeu a enfermeira Roseli Zaccharias e vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil).

No mês em que se celebram as datas em homenagem aos enfermeiros (12) e auxiliares de enfermagem (20), o programa Câmara Saúde, da Rádio Câmara, exibido na tarde desta terça-feira, 17, recebeu a presença da assistente da gerência enfermagem do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Roseli Zaccharias, e do vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) para tratar sobre a importância das profissões que oferecem suporte à área da saúde.

Autor de uma homenagem aos profissionais de enfermagem na Câmara Municipal, Rodrigo do Treviso destacou que a categoria teve grande reconhecimento durante a pandemia da Covid-19 por atuar diretamente no atendimento dos pacientes. Roseli Zaccharias lembrou que o período foi de “muita luta” para os profissionais da saúde. “Conseguimos passar por tudo por conta da grande união de toda equipe de profissionais”, disse.

Realizando um frequente acompanhamento das unidades de saúde em Sorocaba, o vereador Rodrigo do Treviso ressaltou também a importância do primeiro atendimento ao público por parte do setor administrativo, como recepcionistas e atendentes. “As pessoas chegam procurando um atendimento pois precisam de ajuda, e é preciso saber receber”, disse. Roseli destacou a relação harmoniosa necessária em toda a estrutura da saúde. “É preciso que todos sejam bem preparados, um ajudando o outro”.

Com 36 anos de profissão, a enfermeira afirmou que para atuar na área é preciso gostar de pessoas e que hoje, muitos profissionais buscam a enfermagem pela flexibilidade de atuar em mais de um emprego. Por isso, ela defende melhorias para a categoria, como a definição de piso salarial conquistada recentemente. Rodrigo do Treviso sugeriu ainda que antes da escolha profissional, as pessoas interessadas, principalmente estudantes, tivessem contato com a profissão.

Roseli contou que o mercado profissional de Sorocaba para enfermagem está bem suprido e possui cursos e faculdades na área, e lembrou que as categorias de atuação, como auxiliares, técnicos e enfermeiros, possuem atuações distintas. A enfermeira também destacou a importância da atualização constante. “As necessidade da profissão evoluem rápido e temos que nos manter atualizados”, afirmou Roseli, lembrando como exemplo o uso da informática e da matemática na profissão.

A enfermeira lembrou que durante a pandemia, os profissionais de enfermagem foram considerados anjos e heróis, mas que a importância da categoria sempre foi a mesma. Ela ainda alertou para o atual momento da área da saúde, que tem registrado um aumento nos casos graves de outras doenças, como hipertensão e diabetes, que ficaram em segundo plano durante a pandemia da covid-19, e que agora tem sobrecarregado as unidades de saúde.