14/01/2022 17h46
atualizado em: 14/01/2022 17h49
Facebook

Sorocaba ainda não divulgou cronograma de vacinação infantil, enquanto o Governo do Estado de São Paulo iniciou a vacinação nesta sexta-feira

Após ser procurada por munícipes preocupados com a integridade física das crianças de nossa cidade, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) protocolou hoje (14), na sede das Secretarias de Saúde (SES) e de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba, um ofício que cobra celeridade na divulgação das informações sobre a vacinação pediátrica contra a Covid-19, prevista para começar em todo o estado de São Paulo na próxima segunda-feira. “A questão chegou a um grau de urgência após a morte de uma criança de sete anos com suspeita de infecção pelo novo coronavírus”, afirma a parlamentar.

"Recebi em choque a notícia da morte deste pequeno sorocabano, e levando sempre em consideração as recomendações dos cientistas sobre a necessidade de um esquema vacinal de urgência, questionei a gestão municipal sobre o porquê da demora em divulgar estas informações tão cruciais", lembrou a vereadora, acrescentando que antes de oficiar a prefeitura ficou surpresa ao não encontrar nenhuma citação sobre a campanha.

A representante do poder legislativo disse também que por estar no período de recesso parlamentar – que é quando não há sessões ordinárias – seria impossível enviar um requerimento, então a maneira de conseguir alertar o Poder Executivo de forma emergencial seria por meio de ofício. "A emergência não é só pela questão do combate à doença, mas também pelo triste crescimento do movimento antivacina na cidade, onde em uma reunião o próprio secretário da pasta da saúde esteve presente. Temos que combater a desinformação com políticas públicas de promoção à saúde e entre elas claramente está a vacinação", disse Fernanda.

Contudo, como a prefeitura é formada por diversos setores, a vereadora também procurou oficiar a Secretaria de Comunicação (Secom), já que esta é formada por especialistas na área, estariam por dentro das notícias e poderiam ter lembrado as demais secretarias envolvidas sobre o prazo de vacinação.

Após a entrega dos documentos, Fernanda diz que continuará cobrando a administração pública e lutando contra os negacionistas. "Agora com a documentação entregue, esperamos que haja rapidez destes departamentos, já que a população espera deles um direcionamento, só teremos paz quando todos estiverem vacinados", finaliza a vereadora.

(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)