20/12/2021 10h57
atualizado em: 20/12/2021 11h12

Foram 8962 propostas protocoladas pelos 20 parlamentares neste primeiro ano da atual legislatura. Número ultrapassa a soma do que foi produzido em 2019 e 2020

A Câmara Municipal de Sorocaba encerra o primeiro ano da 18ª Legislatura com quase 9 mil proposituras protocoladas pelos vinte vereadores, um recorde de produção na Casa de Leis. O número supera a produção legislativa dos dois anos anteriores somados.

Até esta segunda-feira, 20, foram apresentadas 8962 proposituras, incluindo 489 projetos de lei, 22 Projetos de Emenda à Lei Orgânica, 46 Projetos de Resolução Interna e 84 de Decretos Legislativos. Também foram apresentadas neste ano 64 moções e mais de três mil requerimentos e cinco mil indicações, além dos atendimentos diretos que os parlamentares executam nos bairros e os ofícios enviados a diversos órgãos. Entre 2019 e 2020 foram registradas 7280 proposituras entre projetos, moções requerimentos e indicações.

Para o presidente da Câmara, Claudio Sorocaba, os números refletem o empenho e o trabalho conjunto dos vereadores, suas assessorias e os servidores da Casa, mesmo em meio a pandemia. “Quero parabenizar cada um dos vinte vereadores pelo excelente trabalho, suas assessorias, assim como toda a estrutura. Isso é fruto do trabalho de cada um e mostra também que a população, nesse momento difícil, tem procurado mais os vereadores”, afirmou.

Tecnologia: Neste ano, a Câmara Sorocaba implantou novos sistemas, diminuindo o uso de papel e dinamizando o trabalho, o que possibilitou a manutenção dos processos, mesmo durante as restrições sanitárias impostas pela pandemia.

O desenvolvimento tecnológico, promovido pelos próprios servidores, possibilitou o fim da tramitação de processos em papel com a Prefeitura e também a adoção de um sistema inovador de participação popular em suas audiências públicas, que puderam ser feitas de modo 100% virtual em boa parte do ano. Com isso a Câmara de Sorocaba tornou-se a primeira do interior do país a utilizar o modelo de participação virtual em audiências públicas.

O balanço positivo reflete ainda na aprovação popular. Em junho deste ano, pesquisa do Instituto IPESO, divulgada pela imprensa local, apontou que mais de 70% dos sorocabanos aprovavam o Legislativo.