06/12/2021 12h24

O vereador visitou a UBS onde foi aplicada a vacina e, por meio de requerimento, irá solicitar informações ao Executivo sobre o caso

O caso de dois bebês, uma menina de dois meses e um menino de quatro meses, que receberam a vacina da Pfizer contra a Covid-19 em lugar da vacina penta-valente, são motivo de preocupação do vereador Dylan Dantas (PSC). O parlamentar visitou a UBS do Nova Sorocaba, onde foram aplicadas as doses da vacina, e o Hospital do Gpaci, onde os bebês que receberam as vacinas estão sendo atendidos.

Em visita à UBS do Nova Sorocaba, o vereador foi recebido por uma profissional da unidade e vistoriou o local onde são aplicadas. Constatou que a UBS tem uma câmara de refrigeração onde ficam as vacinas contra a Covid-19, acondicionadas separadamente dentro do refrigerador. “Esses erros humanos que não podem acontecer. Os bebês têm dois meses e quatro meses. Sem sensacionalismo, como vereador, sou um fiscal do município e vou acompanhar o caso até o fim”, afirmou o vereador, que protocolou requerimento na Câmara Municipal, solicitando informações sobre o caso.

Em seu requerimento, o vereador quer saber como se dá o processo de separação e armazenamento dessas vacinas e se o funcionário que aplicou as vacinas por engano estava trabalhando em jornada normal ou havia alguma sobrecarga não habitual de trabalho. O vereador também indaga quais são os protocolos, do Ministério da Saúde ou da própria Secretaria de Saúde, para casos como esse e qual o qual o tipo de acompanhamento que os bebês estão tendo. Por fim, quer saber sobre quaisquer sintomas e efeitos colaterais serão coletados e será emitido e divulgado um relatório sobre o caso.