03/12/2021 18h42

Evento ocorre para dar visibilidade à enfermidade e formatação de uma legislação específica sobre o assunto

Acontece na próxima segunda-feira, 6 de dezembro, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Sorocaba, a primeira audiência pública para debater a proteção integral às pessoas com doença celíaca.

De acordo com dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), a enfermidade é uma desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com consequente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. A pessoa com essa condição, ao ingerir glúten, pode ter desde diarreia crônica, com duração de mais de 30 dias, até anemia, confusão mental, fadiga, dores abdominais, articulares, entre outras.

Se não tratada, a doença pode levar a morte e considerando que o único tratamento é uma alimentação sem glúten por toda a vida, isto é, a pessoa que tem a doença celíaca nunca poderá consumir alimentos que contenham trigo, centeio e cevada ou os seus derivados, é importante que os municípios estejam aptos a receber e acolher essa parcela população em todos os âmbitos de alimentação e atendimento médico.

Motivado pela provocação de uma jovem, que convive na família com a doença, o vereador Péricles Régis (MDB) propôs a audiência para dar publicidade à discussão do tema para que mais pessoas passem a conhecer a realidade dos celíacos, e ainda tem por objetivo instituir no município uma política de proteção às pessoas que sofrem com isso, envolvendo uma legislação com cuidados no que tange hospitais, restaurantes e escolas. “Essa foi uma demanda popular que chegou até o meu gabinete e após diversos estudos e contato com pessoas que atravessam essa situação vimos a necessidade de tirar esse problema da invisibilidade, trazer para o debate e, claro, propor melhorias ao que compete ao poder público municipal”, menciona o parlamentar.

Para contribuir com a troca de informações participam da plenária diversos elos da sociedade. Luiza Alves e Laís Yabiku, munícipes que motivaram os primeiros passos de desenvolvimento sobre o tema, abrirão a audiência contando a vivência com a problemática e a importância da atenção social sobre o assunto. Em seguida, o médico Luciano Jorge Alves abordará de forma simples os aspectos técnicos da enfermidade e Ester Benatti, representante da Fenacelbra, falará em “Panorama da doença no Brasil e a necessidade de mobilização popular e políticas públicas dedicadas”. Do ponto de vista dos empreendimentos, Alessandro Lupini, proprietário do restaurante Fior Di Zucca, apresenta suas experiências de atendimento no ramo alimentício com esse grupo de pessoas. Finalizando as explanações, Edilene Conceição e seu filho trazem a perspectiva da vida da pessoa celíaca na infância. O evento conta ainda com apresentação cultural da cantora Taís Jamili.

A audiência pública terá o plenário aberto para participantes e ouvintes que se interessem pelo tema, seguindo as regras de distanciamento e uso de máscaras. Também será feita transmissão on-line ao vivo pelo link https://bit.ly/audienciaceliacos , com participações e envio de dúvidas e manifestações pelo WhatsApp (15) 99141-6999.

(Assessoria de imprensa – vereador Péricles Régis – MDB)