25/11/2021 12h42
atualizado em: 25/11/2021 16h56

Obras da coleção “Cigana: filhos do vento” foram produzidas pela jovem pintora Giovanna Prado Huran e podem ser visitadas até o dia 8 de dezembro.

“Cigana: filhos do vento” é o nome da exposição de pinturas que a Câmara Municipal de Sorocaba sedia até o dia 8 de dezembro. As obras apresentadas na mostra são fruto do trabalho da jovem artista Giovanna Prado Huran, de 15 anos, que retratam a milenar cultura do povo cigano, e podem ser conferidas diariamente no saguão principal “Salvadora Lopes”.

“Escolhi retratar este povo que possui uma cultura milenar repleta, historicamente e espiritualmente, de riqueza e beleza em minhas pinturas. Por vezes este mesmo povo foi perseguido cruelmente, e vários mitos e preconceitos circulam sua história no Brasil e no mundo”, explica a artista.

De acordo com Giovanna, a exposição retrata a diversidade dos ciganos, seus mitos, crenças, tradições e hábitos. “Escolhi apresentar as pinturas com graça e leveza, ricas em detalhes e cultura. Almejo através da minha arte relembrar e exaltar a riqueza cultural impressa em cada canto de nossas cidades, estados e países”, explica.

Reconhecer as lutas e a sabedoria de nossos ancestrais é a chave para que a cultura ajude a resgatar nas pessoas o respeito e a bondade, criando assim um mundo com melhores oportunidades e liberdade de expressão para todas as faixas etáreas, grupos étnicos, religiões e tradições.

Jovem talento –Aos 15 anos de idade, o talento artístico de Giovanna Prado Huran é a pintura a óleo em tela e desenho realistas, na maioria das vezes relacionada à valorização da cultura e espiritualidade. E todo o conhecimento da pintora é resultado de observação, sem nunca ter feito aulas de pintura.

“Foi aos 12 anos de idade que decidi que gostaria de aprender a pintar, e solicitei à minha mãe material para produzir a minha primeira pintura feita com tinta à óleo. Minha escolha foi um tigre, e felizmente para uma primeira pintura, obtive muito sucesso. Desde lá, tenho encontrado incessantemente meu motivo para pintar, que é a paixão por todo o processo”, explica Giovanna.

Giovanna Prado Huran é autora das obras da exposição “Cigana: filhos do vento” A artista conta que aos 13 anos participou do Concurso internacional Jornada Para a Paz, organizado pela ONU e o Lions clube, conseguindo obter 3º colocação entre 8.000 crianças que participaram do evento. Giovanna diz que, desde então, vem aprimorado as habilidades artísticas, e hoje tem maior domínio em pintura à óleo em tela, desenho à lápis de cor, aquarela, desenho à grafite e realismo de crianças, animais e retratos.

“Meu objetivo com a arte tem se definido cada vez mais a cada dia, mas há algo que me comove: a maneira como os jovens de hoje não têm incentivo suficiente no país para seguir com a carreira artística. Conheço poucas pessoas que decidem apostar no caminho artístico, já que não é ensinado adequadamente o valor da arte para a população”, diz. “Desejo me tornar para outros jovens que não têm apoio dos familiares, muitas vezes por medo de que ele não consiga encontrar oportunidades na área artística, um exemplo, para que percebam que há outras pessoas jovens que também optaram por trilhar esse caminho, incentivando a arte nesta geração e nas próximas”, conclui.