25/11/2021 10h09

Entre outros temas, o vereador destacou a intensa participação da comunidade negra na audiência pública que tratou do assunto

O trabalho da comissão especial sobre as políticas públicas étnico-raciais, a criação da Patrulha Animal e a implantação de mangueiras transparentes em postos de combustíveis foram temas abordados pelo vereador Fausto Peres (Podemos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 25, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre sua atuação na Feira da Barganha, onde costuma instalar seu gabinete itinerante nos finais de semana.

“Formamos essa comissão para acompanhar o caso de Jefferson Rubio de Moura, um jovem negro de 17 anos, que foi assassinado com um tiro nas costas por um policial de folga, no Bairro Nova Sorocaba. Cada caso é um caso, mas nada justifica alguém tirar a vida de outra pessoa, ainda mais um policial, preparado para garantir a segurança da população. A comissão foi criada para apurar esse e outros casos do gênero, envolvendo pessoas negras, que ocorreram na cidade. Esses casos não podem ficar impunes”, afirma o vereador.

Fausto Peres destaca a importância da audiência pública realizada na tarde de ontem (terça-feira, 24) para debater a questão, ressaltando a ampla participação de entidades, como Nucab, Cufa, Avante Zumbi, além de representantes da OAB e da Guarda Municipal. “Percebemos, nesse debate, que ainda há muita coisa a ser feita pela comunidade negra em Sorocaba e no Brasil”, acrescentou o parlamentar.

Patrulha Animal – Fausto Peres também falou sobre a lei de sua autoria, já sancionada pelo Executivo, que criou a Patrulha Animal em Sorocaba, por meio um grupo da Guarda Civil Municipal. Segundo ele, o trabalho da Patrulha Animal tem, inclusive, um caráter preventivo e educativo. “Muitas pessoas acham que maus-tratos aos animais é apenas bater no animal. Não é. Deixar o animal num espaço muito pequeno, em que ele não pode se movimentar direito, com uma corrente pesada, também significa maus-tratos, assim como não dar comida ou água suficiente”, explica, observando que o trabalho da Patrulha Animal pode alertar o tutor para mudar o tratamento e, caso não o faça, pode autuá-lo para responder de acordo com a lei, que prevê até pena de prisão.

O vereador antecipou que deve retornar à pauta o Projeto de Lei 297/2019, de sua autoria, que obriga os postos de combustíveis a instalarem mangueiras transparentes em suas bombas de abastecimento. A medida tem como objetivo dificultar a prática de adulteração de combustíveis ou outras irregularidades que prejudicam o consumidor. “A mangueira transparente facilita para o consumidor ver o combustível entrando no tanque”, observa. Segundo ele, quando o projeto foi apresentado, havia dificuldade de encontrar mangueira transparente no mercado de acordo com as normas da ABNT, mas, como esse problema já foi solucionado, pediu para o projeto retornar à pauta.

Emendas ao orçamento – Fausto Peres também falou de suas emendas no orçamento do próximo ano. A exemplo de outros anos, neste ano, o vereador também destinou emendas para hospitais da cidade, como Santa Casa, Gpaci, Santa Lucinda, e entidades que atendem pacientes com câncer, como a Asipeca. Também destinou recursos para obras nos bairros, como áreas de lazer e construção de ponte na Zona Norte, além da construção de um parque numa área pública atrás da Escola Inês Rodrigues Cesarotti, para a qual destinou R$ 1 milhão. Segundo ele, além de melhorar a qualidade de vida na região, a construção do parque também vai facilitar o acesso dos pais às escolas próximas.

Por fim, o vereador falou sobre sua atuação na Feira da Barganha, da qual foi o primeiro locutor, anunciando produtos dos vendedores. Fausto Peres contou que costuma montar seu gabinete itinerante no local, como faz em outros pontos da cidade, especialmente na Zona Norte, ouvindo as demandas dos munícipes.