24/11/2021 10h04
atualizado em: 24/11/2021 10h12

Por iniciativa dos vereadores João Donizeti (PSDB) e Ítalo Moreira (PSC), foram homenageados os professores Leonardo Fraceto e Steven Durrant

Incluídos na lista dos 2% mais influentes cientistas do mundo, os professores e pesquisadores Steven Frederick Durrant, doutor em Física, e Leonardo Fernandes Fraceto, doutor em Biologia Funcional e Molecular, ambos professores da Unesp de Sorocaba, foram agraciados com a Comenda de Mérito em Educação “Bicentenário da Escola de Primeiras Letras” pela Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa, respectivamente, dos vereadores Ítalo Moreira (PSC) e João Donizeti Silvestre (PSDB), que presidiu a mesa de honra. A entrega da honraria se deu em sessão solene realizada na noite de terça-feira, 23.

Também compuseram a mesa de honra: o professor Roberto Wagner Lourenço, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unesp Sorocaba; e o professor Sandro Donnini Mancini, também do ICT da Unesp Sorocaba. Na mesa estendida, além de familiares e amigos dos homenageados, estiveram presentes: professora Sandra Regina Ferreira, coordenadora da Escola Estadual Prof. Julio Bierrenbach Lima; professor Mário Antônio Bicas de Moraes, da Unicamp; professor André Henrique Rosa, ex-diretor do Campus da Unesp Sorocaba; e professora Eneida de Paula, da Unicamp. O evento contou com apresentações musicais de William Lima, músico serrotista (que toca um serrote), e o duo Jô (voz) e Felipe (violão).

Saudações aos homenageados – Ao saudar os homenageados, João Donizeti discorreu sobre a história da ciência e ressaltou o papel da pesquisa científica durante a pandemia de coronavírus, em que pese os ataques que a ciência também sofreu. Autor da homenagem ao professor Leonardo Fraceto, o vereador discorreu sobre o currículo do homenageado. Por sua vez, a professora Eneida de Paula, que orientou o homenageado na Unicamp, também explicou a importância do trabalho de Fraceto nacional e internacionalmente, lembrando que ele tem mais de 250 artigos científicos publicados, com milhares de citações, além de 15 livros científicos, 21 capítulos de livros e 14 pedidos de patentes, além de duas cartas-patentes concedidas, um registro de software e uma tecnologia licenciada.

O vereador Ítalo Moreira (PSC), ao saudar os homenageados, também fez uma defesa do pensamento científico, citando o pensador econômico Ludwig von Mises (1881-1973): “Ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão”. Lamentando a fuga de cérebros no país, devido à não valorização do conhecimento, o vereador externou sua satisfação em poder homenagear o professor Durrant, que fez o caminho inverso ao deixar a Inglaterra para radicar-se no Brasil. Por sua vez, a professora Sandra Regina Ferreira discorreu sobre o trabalho do professor Steve Durrant, que nasceu em Londres, em 1979, e está em Sorocaba há 17 anos. Também falou sobre o homenageado o seu orientador de doutorado, Mário Bicas de Moraes.

Palavras dos homenageados – O professor Leonardo Fraceto, muito emocionado, destacou que seus pais (sua mãe foi professora do ensino fundamental) sempre se esforçaram, mesmo com recursos limitados, para que os filhos pudessem estudar. Agradeceu seus mentores, especialmente a professora Eneida de Paula (que, segundo ele, dentro da academia, teve um papel equivalente ao de seus pais) e as agências de fomento. Também discorreu sobre o papel da ciência na sociedade e agradeceu a Câmara Municipal, especialmente os vereadores João Donizeti e Ítalo Moreira, pela homenagem e reconhecimento à educação e à ciência. Por sua vez, o professor Steven Durrant discorreu sobre as relações entre ciência e poder, lembrando cientistas e filósofos que enfrentaram problemas por suas ideias e citando o filósofo Voltaire: “É perigoso estar certo quando o governo está errado”. Também discorreu sobre o caráter do conhecimento e falou sobre o seu trabalho como pesquisador.

Dados de Fraceto – Incluído na lista dos 2% mais influentes cientistas no mundo, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o pesquisador Leonardo Fernandes Fraceto, doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Unicamp e professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Unesp de Sorocaba, foi agraciado com a Comenda de Mérito em Educação por inciativa do vereador João Donizeti, por meio do Decreto Legislativo nº 1.862, de 7 de julho de 2021.

Bacharel e licenciado em química pela Unicamp, Mestre e Doutor em Biologia Funcional e Molecular também pela Unicamp e Livre-Docente em Química pela Unesp, Leonardo Fraceto é professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Unesp-Sorocaba, onde ministra aulas para o curso de graduação em Engenharia Ambiental, para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e para o Programa de Ciência e Tecnologia de Materiais. É autor de mais de 220 artigos científicos que receberam mais de 7.780 citações e possui o depósito de 14 patentes (duas cartas-patente e 1 patente licenciada).

Está na Unesp-Sorocaba desde 2007, onde desenvolve projetos de pesquisa financiados por agências de fomento e empresas e pela qual já formou 19 mestres e 15 doutores. Pesquisa o uso da nanotecnologia associada a moléculas bioativas com potencial de aplicação em diversas áreas, em especial agricultura. A partir de seus estudos foi possível desenvolver diversas tecnologias para controle de pragas. Em um desses estudos, foi desenvolvido um nanoherbicida, à base de atrazina, que foi capaz de reduzir em dez vezes a quantidade de herbicida para se ter a mesma resposta biológica, diminuindo potenciais impactos negativos no solo e na água.

Dados de Durrant – Incluído na lista dos 2% mais influentes cientistas do mundo, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o pesquisador Steven Frederick Durrant, doutor em Física e professor da Unesp em Sorocaba, foi agraciado com a Comenda de Mérito em Educação por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (PSC), por meio do Decreto Legislativo nº 1.866, de 16 de julho de 2021.

Formado em Física pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, em 1981, Durrant possui mestrado em Física Médica (1986) e doutorado em Espectrometria de Massa pela Universidade de Surrey (1989), na Inglaterra. Completou vários estágios de pós-doutorado, incluindo um estágio na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e no Laboratório de Processos de Plasma do Instituto de Física GlebWataghin da Universidade Estadual de Campinas.

De nacionalidade britânica, o professor Steven Frederick Durrant veio para o Brasil há mais de 30 anos e, desde 2004, reside em Sorocaba, onde é docente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Recebeu o título de Livre Docência em Ciência e Tecnologia de Filmes Finos pela Unesp em 2010. Atualmente é professor associado no Laboratório de Plasmas Tecnológicos.

Durrant conduziu pesquisas empregando espectrometria de massa para a análise elementar dos mais variados materiais, como rochas, solos, leite e plantas. Nas últimas décadas trabalhou principalmente com deposição a vapor químico assistido por plasma, para a fabricação de películas de espessuras nanométricas. Esses filmes são examinados por diversas técnicas, tais como microscopia de força atômica e espectroscopia no infravermelho. As películas possuem diversas aplicações como, por exemplo, camadas decorativas, dispositivos ópticos ou eletrônicos, e camadas hidrofóbicas.

Com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Durrant publicou aproximadamente 120 artigos em revistas científicas indexadas e orientou onze dissertações de mestrado e três teses de doutorado. Atualmente orienta oito discentes de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (Posmat) e leciona disciplinas sobre Materiais no Posmat e de Matemática no curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação.