23/11/2021 10h46

Após denúncias de munícipes, a vereadora Fernanda Garcia enviou questionamentos à prefeitura sobre os casos

Após receber denúncias de inconformidades no atendimento e assistência às pessoas portadoras de deficiências auditivas, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) enviou à Prefeitura Municipal o Requerimento nº 2.691 questionando estas supostas irregularidades. O documento aprovado em plenário foi enviado em outubro e respondido pelo Poder Executivo no início deste mês.

No documento enviado, de acordo com a vereadora, consta no Portal da Transparência a informação de um convênio da Prefeitura com a Associação de Pais de Amigos dos Deficientes Auditivos de Sorocaba (Apadas), no Processo n° 36.466/2013, que já tinha sido prorrogado em 2 de junho de 2018 pelo período de 12 meses. “É preocupante a questão pelo número da demanda reprimida. A cidade está com mais de mil pessoas na lista de espera. Apesar da resposta do Executivo, onde está relatado o novo Termo de Convênio, será um processo demorado para que a lista de espera seja zerada, uma vez que a demanda cresce diariamente. É claro o despreparo das gestões com esta necessidade”, disse a vereadora.

De acordo com a resposta enviada pela Prefeitura, o período onde o serviço da Apadas não teria sido prorrogado se deu pela readequação nas exigências de oferta. A vereadora vê a motivação da Prefeitura como “confusa”. “É estranha a mudança repentina nas solicitações por parte da gestão municipal quando a mesma tem ideia da urgência no atendimento das pessoas com deficiências auditivas, se tratando, ainda, de um convênio de longa parceria municipal”, indagou a vereadora.

Somado aos mais de mil casos de espera, a vereadora diz que sua preocupação quando recebeu a resposta do requerimento foi do atraso nos exames auditivos de recém-nascidos, conhecido como “teste da orelhinha”. “A espera desses 22 casos pode prejudicar o rápido diagnóstico. O teste auditivo é essencial para que a criança possa se desenvolver de forma saudável, isso deveria ser uma prioridade da prefeitura”, lembrou a vereadora.

Ainda em sua fala, Fernanda Garcia mostrou estranheza quanto à repentina resolução do caso, após meses deixado de lado: “Toda a problemática envolvendo a Apadas se mostrava represada há meses, já que, quando procurada no gabinete, a informação fornecida foram de meses de lutas; agora, quando foi marcada uma agenda com um representante do governo federal, o processo parece fluir; me causa estranhamento essa situação e, enquanto mandato eleito, vou buscar respostas mais concretas em relação ao caso”, finalizou a legisladora.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernanda Garcia/PSOL)