23/11/2021 10h00

O vereador também falou sobre a ampliação dos serviços da Casa do Cidadão e do projeto de lei de sua autoria sobre conscientização sobre endometriose

A ampliação e modernização dos serviços oferecidos pelas Casas do Cidadão, a luta pela instalação de uma unidade do Restaurante Bom Prato na Zona Norte e a proibição de se implantarem banheiros neutros em Sorocaba foram temas abordados pelo vereador Rodrigo do Treviso (PSL) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 23, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou do seu projeto de lei que cria campanha de conscientização sobre a endometriose.

De acordo com o Ministério da Saúde, “a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero), que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, movimentam-se em sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar-se e a sangrar”. Além de cólicas no período menstrual, sangramentos intestinais e urinários e dor durante as relações sexuais, a endometriose também pode levar à infertilidade cerca de 40% das mulheres que padecem da doença.

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a doença, em busca de prevenção e tratamento, o vereador Rodrigo do Treviso apresentou o Projeto de Lei nº 365/2021, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Educação sobre Endometriose, a ser realizada anualmente no mês de março, na semana que compreende o dia 13, quando se celebra o Dia Nacional da Luta contra a Endometriose. O projeto já foi aprovado em primeira discussão na sessão passada e será votado em segunda discussão na sessão desta terça-feira, 23.

“As dores provocadas pela endometriose são muitos fortes. Muitas vezes, a mulher não consegue trabalhar nem realizar outras atividades, mas isso nem sempre é compreendido; tem machista que acha que a mulher está fazendo corpo mole. Por isso, é fundamental discutir o assunto, por meio de campanhas educativas, inclusive para ampliar o atendimento à doença, que nem tem na rede pública, uma vez que é um atendimento mais específico”, explica Rodrigo do Treviso.

O vereador também falou sobre outra proposta de sua autoria, o Projeto de Lei 423/2021, que proíbe a instalação de banheiros neutros em Sorocaba, isto é, o uso comum de banheiros públicos por pessoas de sexos diferentes nas escolas municipais, secretarias, agências, autarquias, fundações, institutos, demais repartições e estabelecimentos comerciais do Município de Sorocaba. Para o vereador, sua proposta não pretende discriminar ninguém, mas, sim, tem como objetivo proteger as mulheres, especialmente as meninas. “Num banheiro neutro, uma menina de dez anos corre o risco de ser assediada por um homem mal-intencionado. Além disso, as mulheres são mais suscetíveis a contrair doenças caso tenham que dividir banheiro com homens”, explica o vereador.

Novo Bom Prato – O parlamentar também discorreu sobre sua luta pela implantação de uma nova unidade do Restaurante Bom Prato em Sorocaba. Rodrigo do Treviso esteve em São Paulo, quando buscou informações sobre o programa diretamente com o Governo do Estado e ficou sabendo que o programa está sendo feito em parceria com as Prefeituras. “De imediato, o prefeito Rodrigo Manga se prontificou a trabalhar pela implantação do Bom Prato e, em conversa com o vice-governador Rodrigo Garcia, ele disse que está dando uma atenção a essa demanda. Então, a previsão é que o segundo Bom Prato seja implantado no próximo ano”, contou.

Rodrigo do Treviso defende que a nova unidade do Bom Prato seja implantada na Zona Norte, de preferência numa área mais centralizada para beneficiar toda a região. “Creio que o ideal é implantar o Bom Prato numa área central das avenidas Ipanema ou Itavuvu para atender o Laranjeiras, Vitória Régia, São Guilherme, Nova Sorocaba, entre outros bairros”, explica. Para o vereador, implantar o Restaurante Bom Prato não é gasto, mas investimento: “Ele significa uma alimentação saudável e barata, o que vai economizar em gastos com a saúde”, acrescenta.

Por fim, Rodrigo do Treviso também defendeu a transformação de todas as Casas do Cidadão numa espécie de Poupa-Tempo, com diversos serviços agregados, como marcação de consultas médicas, pedidos de podas de árvores, expedição de documentos, caixas 24 horas, entre outros. “Esses serviços não vão gerar custos para a Prefeitura, pois as empresas e demais instituições que vão oferecê-los terão de pagar taxa para a Prefeitura”, explica. Segundo o vereador, o prefeito Rodrigo Manga abraçou a ideia e a previsão é que, já no próximo ano, a primeira Casa do Cidadão com serviços ampliados já esteja em funcionamento.