19/11/2021 12h45

Em entrevista à TV Câmara, o vereador também falou sobre hortas comunitárias, novo Bom Prato na Zona Norte e proibição de banheiros neutros

A implantação de hortas comunitárias, a instalação de uma unidade do Restaurante Bom Prato na Zona Norte, a proibição de banheiros neutros em Sorocaba e a modernização tecnológica da Prefeitura de Sorocaba, especialmente na área da saúde, foram temas abordados pelo vereador Rodrigo do Treviso (PSL) em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 19. No programa conduzido pelo apresentador Carlos Garbo, o vereador também falou de várias ideias sobre obras e serviços que têm apresentado ao Executivo.

Rodrigo do Treviso explicou o projeto de lei de sua autoria que proíbe a implantação de banheiros neutros em Sorocaba ou a adequação de banheiros públicos e comerciais para tal finalidade. “A ideia de proibir a implantação de banheiro neutro na cidade não é para discriminar ninguém, mas para proteger as mulheres, especialmente as meninas. Num banheiro neutro, uma menina de dez anos corre o risco de ser abordada por um homem mal-intencionado”, explica o vereador.

O vereador conta que destinou recursos em emendas parlamentares para o setor de tecnologia da Prefeitura, pensando sobretudo na área da saúde. “Levamos para o prefeito Rodrigo Manga a ideia de modernizar tecnologicamente todas as Casas do Cidadão para transformá-las numa espécie de Poupa-Tempo, com diversos serviços agregados. A ideia é possibilitar até a marcação de consulta médica na própria Casa do Cidadão, além de outros pedidos de serviços”, explica o vereador, observando que a proposta não gera despesa para a Prefeitura, uma vez que as empresas teriam de pagar taxa para a Prefeitura para utilizar as Casas do Cidadão. O vereador também defende a informatização das Unidades Básicas de Saúde.

Aplicativo de transporte – Outra ideia do vereador, apresentada ao Executivo por meio de requerimento aprovado na Câmara, é a proposta de criação de um aplicativo de transportes de passageiros municipal, nos moldes de aplicativos como Uber e 99, mas a ser gerenciado pelo município, através da Urbes. “Esse aplicativo que estamos sugerindo se assemelha aos aplicativos já existentes, com a diferença de que seria um aplicativo de Sorocaba, a ser administrado pelo poder público municipal. Por não visar lucro, ele poderia cobrar taxas menores dos motoristas, barateando o custo desse tipo de transporte”, explica.

O vereador também sugeriu à Prefeitura a implantação de um cemitério vertical na cidade, que, segundo ele, economizaria espaço, evitaria os casos de depredação de túmulos e ainda protegeria o meio ambiente, uma vez que, no cemitério vertical, não há a eliminação de gases e a contaminação de solo e dos lençóis freáticos como ocorre nos cemitérios tradicionais, construídos horizontalmente.

Rodrigo do Treviso também sugeriu ao Executivo, por meio de requerimento aprovado na Câmara, a implantação de um centro de referência municipal para atendimento de pessoas com câncer, diante da informação de que pessoas que buscam tratamento na cidade estão aguardando muito tempo em fila de espera, o que prejudica o próprio tratamento.

Regularização fundiária – Outro tema abordado pelo vereador foi a regularização fundiária no Bairro Lopes de Oliveira. Rodrigo do Treviso conta que tem atuado nessa questão, levando em conta as especificidades de cada área a ser regularizada. O vereador também solicitou o desassoreamento do córrego Itanguá, no Jardim Marli. “Os alagamentos prejudicam muito as famílias, que perdem seus móveis e, devido à conjuntura econômica, com tudo muito caro, não conseguem nem repor esses móveis”, afirma o vereador.

Rodrigo do Treviso também falou sobre a Lei 12.374, de sua autoria, que cria o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Familiares em Sorocaba. “Um dos objetivos dessa lei é justamente aproveitar os terrenos baldios, que ficam acumulando entulho e podem ser transformados em horta comunitária, gerando emprego e renda para a população”, enfatiza o vereador.

Por fim, o vereador falou de sua luta pela implantação de uma nova unidade do Restaurante Bom Prato, a ser implantada na Zona Norte. O vereador falou de sua a São Paulo, quando buscou informações sobre o programa diretamente com o governo do Estado, o que, segundo ele, foi fundamental para agilizar o processo. “O projeto do Bom Prato na Zona Norte já está sendo encaminhado e deve ser implantado no próximo ano”, adianta o vereador.

Rodrigo do Treviso também falou sobre outras melhorias que tem reivindicado para a cidade, como a implantação de iluminação de LED em praça da Vila Helena, e discorreu sobre seu projeto que prevê a obrigatoriedade, por parte das empresas concessionárias, da retirada de fios excedentes dos postes da rede elétrica.