19/11/2021 11h24

Nesta sexta-feira, 19, o presidente Cláudio Sorocaba (PL) participou do Manhã Câmara especial em comemoração aos 23 anos de inauguração da TV Legislativa. O programa da Rádio Câmara, sob o comando de Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, contou ainda com a participação do secretário de Comunicação da Casa, Fábio Mascarenhas, e da coordenadora da TV Câmara, Carina Rocco.

Em 11 de novembro de 2015, no primeiro mandato de Cláudio Sorocaba como presidente, foi implantado o sinal digital aberto da TV Câmara, fazendo com que toda a população tivesse acesso à transmissão das sessões ordinárias e demais debates e trabalhos dos parlamentares. Desde então, a data foi escolhida para celebração de aniversário do canal que entrou no ar em 14 de agosto de 1998, na época com o nome de TV Legislativa.

Criada por decreto, em 6 de janeiro de 1995, a TV Legislativa foi oficialmente inaugurada com uma sessão solene, sob o comando do então presidente da Casa, vereador Oswaldo Duarte Filho. “Começou lá atrás com o Oswaldinho, lembrando que esse prédio aqui no Alto da Boa Vista também foi insistência dele, uma pessoa arrojada que construiu isso tudo aqui”, ressaltou Claudio.

O presidente destacou que o investimento feito à época foi imprescindível para dar maior transparência aos trabalhos legislativos e também enalteceu o empenho dos servidores da Casa nesses mais de 20 anos. “Quero parabenizar os funcionários públicos que, desde aquela época, vem trabalhando e aprimorando nossa comunicação e hoje o resultado é essa potência que é a nossa TV Câmara”, completou.

A jornalista Carina Rocco falou sobre a evolução tecnológica que marcou o período e que pode ser conferida em exposição no saguão do Legislativo até o final do mês de novembro, juntamente com fotografias dos funcionários da TV Câmara. “Esse ano a gente prezou por mostrar para a população que vem até a Câmara quem são os servidores que fazem a TV, além de peças e equipamentos que mostram a diferença de como era antes”, disse.

O secretário de Comunicação, Fábio Mascarenhas, também discorreu sobre a evolução tecnológica e ressaltou que a TV Câmara é o único canal do Município a levar temas exclusivos da cidade à população. “Eu posso dizer que o corpo técnico do núcleo comunicacional do Poder Legislativo é muito inteligente, fácil de trabalhar, rápido, ágil e que está sempre atualizado. Graças a isso, nossa TV Câmara comemora esses 23 anos levando informação de qualidade e dando uma sensação de pertencimento à população”, afirmou.

Ao final do programa, o presidente Claudio Sorocaba reforçou o apoio que recebeu dos demais parlamentares, quando da implantação do sinal aberto, assim como atualmente, nos constantes avanços dos meios de comunicação da Casa, que buscam fomentar cada vez mais a participação popular. “O canal aberto foi essencial para que a população pudesse acompanhar o trabalho dos vereadores para poder elogiar ou criticar. Esse meio de comunicação traz a oportunidade para o eleitor, que paga nosso salário, acompanhar o que estamos fazendo”, concluiu.

Transmitido ao vivo pela TV e Rádio Câmara, o programa Manhã Câmara, ficará disponível nas redes sociais do Legislativo.