18/11/2021 15h56

Está em tramitação na Câmara Municipal de Sorocaba um projeto de lei de autoria do vereador Cícero João (PTB) que tem como objetivo instituir a criação de um cemitério e crematório públicos destinados a animais.

A proposta é atender animais domésticos, domesticáveis e da fauna silvestre ou exótica, de pequeno e médio porte – que não excedam 1,5 metro de altura. Compreendem essa classificação cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, porquinhos-da-Índia, hamsters, tartarugas, furões, entre outros.

O serviço deverá ser destinado a animais cujos tutores não tenham condições de arcar com as despesas de enterro ou cremação. O dono dos animais deverá assinar uma declaração de hipossuficiência para ter direito aos serviços gratuitos oferecidos pelo Poder Público.

“Os cuidados adequados com os animais envolvem questões éticas e de saúde pública. Uma sociedade que se preocupa com o bem-estar animal e atua com ética no trato e convivência com animais, desenvolve melhor o conceito de respeito e torna a vida nas cidades mais salutar”, justifica Cícero João.