18/11/2021 13h34
Facebook

O presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), inaugurou o LabLeg, com a presença do prefeito Rodrigo Manga, vereadores e outras autoridades

O Laboratório de Inovação da Câmara Municipal de Sorocaba (LabLeg Sorocaba), que tem como objetivo fomentar a cultura de inovação no Legislativo sorocabano, estimulando a participação popular e a transparência pública, foi instalado pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), no final da sessão ordinária desta quinta-feira, 18, com o descerramento da placa de inauguração do laboratório. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, dos membros da mesa diretora e demais vereadores, entre outras autoridades.

Também marcaram presença na solenidade representantes de conselhos municipais, coletivos e entidades, além das seguintes autoridades: ex-vereador Anselmo Neto, diretor da Agência Metropolitana de Sorocaba; Luiz Carlos Rosa, diretor da Fatec; secretária de Comunicação da Prefeitura, Fernanda Buratini; secretário de Comunicação Institucional da Câmara, Fábio Mascarenhas; diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos; e os servidores que participaram voluntariamente do trabalho de criação do LabLeg: Bruno Valsechi (TV Câmara), Marcelo Araújo (Cerimonial), Roberta dos Santos Veiga (Jurídico), Paulo Marquêz (Cerimonial) e Fernando Bellinassi (Informática).

Participação e transparência – O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba (PL), lembrou a passagem do prefeito Rodrigo Manga pela Câmara Municipal, como vereador e presidente da Casa, a quem agradeceu pela presença, assim como a presença de Anselmo Neto e demais autoridades, e ressaltou que o Laboratório de Inovação resulta de um trabalho em equipe, com o apoio de todos os vereadores. Para o presidente do Legislativo sorocabano, o LabLeg irá fortalecer a integração entre a população sorocabana e o parlamento, através de ferramentas e processos criativos de participação e transparência, envolvendo a sociedade e suas diversas instituições.

O prefeito Rodrigo Manga parabenizou a Câmara Municipal pelo trabalho realizado, ressaltando que o vereador é o agente público mais próximo da população. “Não me admiro que a Câmara Municipal esteja criando mais um projeto tão inovador como esse. Porque, de todas as Câmaras que visitei, não encontrei nenhuma com servidores tão capacitados e empenhados como os servidores da Câmara de Sorocaba”, afirmou o prefeito, enfatizando que “a Câmara e a Prefeitura, juntas, estão resgatando o orgulho de ser sorocabano”.

Desafios do LabLeg – O secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, agradeceu a todos os vereadores que aprovaram o LabLeg e aos servidores que trabalharam durante seis meses para concretizar a ideia e explicou, em detalhes, cada uma das formas de atuação do Laboratório de Inovação. “Um dos desafios do LabLeg será criar uma forma de acompanhando das emendas impositivas dos vereadores”, adiantou Mascarenhas, ressaltando que busca da participação popular foi uma das diretrizes enfatizadas pelo presidente da Casa, Cláudio Sorocaba (PL), ao instituir o laboratório.

Por sua vez, o diretor do LabLeg, Paulo Marquez, disse que o laboratório irá incentivar “a participação colaborativa, inovadora e sustentável”, envolvendo diversas instituições, e acrescentou que a iniciativa é pioneira no país entre as Câmaras Municipais. O diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos, afirmou que o laboratório “irá trazer inovações que irão impactar num melhor serviço prestado à população”. Ao final dos pronunciamentos, o presidente da Casa, Cláudio Sorocaba, juntamente com as demais autoridades, procedeu ao descerramento da placa inaugural do LabLeg.

Como funciona – O Laboratório de Inovação da Câmara Municipal (LabLeg Sorocaba) foi criado pela Resolução nº 495, de 30 de setembro de 2021. O LabLeg Sorocaba é um espaço de interação, que contará com a colaboração de parlamentares e servidores da Câmara Municipal, na busca de soluções inovadoras, transparência e aproximação com a população.

O laboratório será composto por quatro produtos: o “Ideia-X”, que incentiva a participação colaborativa dos servidores e colaboradores do Parlamento; o “Participe”, um espação de ocupação do cidadão; o “Aproxima”, que trabalha com uma programação proativa da TV Câmara e Rádio Câmara; e o “Ciclos”, uma autoavaliação e renovação do próprio laboratório.

Nas diretrizes que norteiam a criação do Laboratório de Inovação, está previsto que ele será um “espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta, que contará com a colaboração ativa de parlamentares e servidores da Câmara Municipal, com uso intensivo de métodos ágeis e práticas colaborativas, entre elas, a realização de oficinas para resolução de problemas concretos e a realização de pesquisas e de projetos-piloto, entre outras iniciativas”.

De acordo com Fábio Mascarenhas, secretário de Comunicação da Casa, cada produto do Laboratório de Inovação possui uma finalidade específica de interação com públicos estratégicos da Câmara de Sorocaba, fomentando uma participação efetiva de toda a comunidade. 

Identidade Visual – O símbolo amarelo significa uma molécula, que é uma união de átomos, pequenas estruturas e atitudes que formam grandes coisas. O arco embaixo, ascendente, simboliza a positividade do projeto. As cores rementem seriedade e a inovação do laboratório.

Ideia-X – O Ideia X é uma plataforma aberta de gestão da inovação para estimular a participação das pessoas da organização no processo de criação de novas soluções. Essa ferramenta de gestão de ideias é o projeto piloto da implantação de uma cultura de inovação na Câmara Sorocaba.

Participe – Participe é um espaço de interação entre a comunidade sorocabana e o Poder Legislativo, por meio de quatros formas de participação: “Opine Cidadão”, aberto a comentários sobre projetos em tramitação; “Banco de Ideias”, em que poderão ser apresentadas sugestões aos vereadores; “Tribuna Social”, que consiste na utilização da tribuna das sessões por munícipe; e “Fale Conosco”, canal direto com o legislativo sorocabano. 

Aproxima – Nesse espaço encontram-se quatro subprodutos da TV e Rádio Câmara: “Diálogos”, aproximação da comunidade científica do Poder Legislativo; “Cidades Metropolitanas”, atuando com os 17 objetivos da ONU para 2030; “Cultura Conecta”, parceria com a classe artística da cidade; e “Jovens Criativos”, um espaço da juventude no Parlamento municipal. 

Ciclos – Os integrantes do LabLeg Sorocaba deverão avaliar suas atividades semestralmente e a cada biênio renovar seu ciclo diante dos desafios do contemporâneo.