22/10/2021 07h45

Única vereadora da Comissão de Saúde a defender a medida, a parlamentar considera “negacionista” moção de repúdio ao passaporte

A sessão ordinária que aconteceu nesta quinta-feira (21) foi marcada por intensos debates entre os vereadores quanto à questão do passaporte de vacinação. A medida – adotada por diversos países e também por Estados e cidades brasileiras – sofreu uma moção de repúdio na Câmara de Vereadores, que foi aprovada por oito votos.

Entre os votos favoráveis estavam dois participantes da Comissão Permanente de Saúde Pública da Câmara Municipal, sendo um deles o presidente. Para a vereadora Fernanda Garcia (PSOL), única participante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal que votou de forma contrária à moção de repúdio, a postura dos outros membros é preocupante.

“Enquanto diversas cidades do Brasil e do mundo adotam a medida, alguns vereadores estão manifestando uma postura ‘antivacina’, ao repudiar o mecanismo de maior incentivo à vacinação em vigor, que é o passaporte sanitário. Fico preocupada quando o discurso populista e irresponsável se sobrepõe à saúde coletiva”, declara a vereadora.

Ao justificar seu voto, Fernanda Garcia lembrou que o passaporte de vacinação garante o retorno seguro às atividades presenciais e ao comércio. “No auge da pandemia, os senhores pediam que o comércio fosse reaberto. Agora que temos a chance de fazer isso de forma segura, fazem moção de repúdio ao passaporte de vacinação? Chega a ser contraditório”, questiona a vereadora.

Em defesa do passaporte de vacinação, Fernanda Garcia afirmou: “Esta ação não é de exclusividade do Brasil, pois, há poucas semanas, tivemos o episódio em que Bolsonaro foi impedido de adentrar em locais públicos nos Estados Unidos por ser um ‘antivacina’, fazendo-nos passar vergonha diante do mundo. O passaporte de vacinação é uma forma de respeito à vida dos trabalhadores que não podem se resguardar e precisam pegar transportes públicos lotados, trabalhando em contato com a população para levar o sustento para a casa. Por isso nossa bancada é a favor da vida, da vacina e, via de regra, do passaporte de vacinação”, exclama Fernanda Garcia.

Mesmo em meio ao repúdio aprovado, Sorocaba conta com um projeto de lei que cria o passaporte sanitário da cidade. O projeto, criado pela vereadora Fernanda Garcia, está tramitando nas comissões da Casa e deve ser levado ao plenário em breve.

Voto de congratulações

Na mesma manhã, no início da sessão, a vereadora Fernanda Garcia fez um voto de congratulações para as instituições que incentivam a vacinação contra a Covid-19.

Entre os homenageados estavam estabelecimentos como bares, restaurantes e outras instituições voltadas para a área de lazer na cidade. “Estes locais se tornam nossos parceiros na luta contra o vírus, pois pequenas atitudes, como estes mimos, vantagens e campanhas incentivam a procura pela imunização e assim, preserva a saúde da população”, disse a vereadora.

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Fernanda Garcia/PSOL)