19/10/2021 17h40
atualizado em: 19/10/2021 17h44

Abandonado desde 2014, o prédio que funcionava o Grande Otelo sofre com depredações

Abandonado e depredado. Essa é a situação do prédio do Fórum Velho localizado na Praça Frei Baraúna após seu fechamento, em 2014, colocando fim, também, a Oficina Grande Otelo, que ministrava aulas gratuitas voltada às artes em Sorocaba. Após a intenção de venda vinda por intermédio do governo do Estado de São Paulo, a Câmara de Sorocaba por meio da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) enviou um requerimento à prefeitura, no mês de setembro, buscando respostas sobre o futuro deste patrimônio.

Em resposta enviada no início de outubro, o poder executivo sorocabano diz que mesmo sem manifestação formal de compra do equipamento, o governo do Estado cedeu à prefeitura o espaço e ficará a cargo da mesma a revitalização. Somado a essa resposta, o poder executivo informou que criará uma comissão de secretários municipais para definir a utilização do espaço. A vereadora criticou o modo de decisão sobre o futuro do prédio, que não leva em consideração a participação popular. "É lamentável que o governo Manga queira tomar uma decisão de cúpula para definir o futuro da Grande Otelo. O governo estadual só recuou da decisão da venda pela pressão popular, portanto, nada mais justo que a população e os artistas que tenham o direito de participar da definição do seu destino", critica Fernanda.

Fernanda ainda aproveitou para lembrar que o governo Manga trabalhou contra sua proposta de elevação do investimento na cultura, em discussão recente no Plano Plurianual do Município (PPA). "O descaso dos poderes executivos com a cultura e arte é visto em todo País, seja pela falta de investimento ou pelo claro ataque à classe; no caso de Sorocaba não é diferente. Fizemos uma proposta no PPA para garantir o cumprimento do Plano Municipal de Cultura, entretanto, o governo Manga orientou a sua base pela rejeição da proposta. Isso demonstra a falta de interesse em valorizar o segmento”, relembra.

Intervenções artísticas

Com a insegurança pairando sobre o prédio histórico conhecido como Fórum Velho e a cabeça dos artistas sorocabanos, o Fórum Permanente de Cultura criou uma ocupação artística com o objetivo de elucidar a importância da construção que abrigava a Oficina Grande Otelo.

“As apresentações que englobam todas as manifestações artísticas lembram o poder público sobre a necessidade de espaços como este para a população. Arte é história, é vida, por isso o Fórum Velho precisa voltar a abrigar a arte", finaliza Fernanda dizendo também que participará da Ocupação como espectadora.

(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)