19/10/2021 10h47
Facebook

A sessão solene em que será realizada a homenagem integra as celebrações do “Outubro Rosa”, objeto de uma exposição na Câmara

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, uma entidade sem fins lucrativos que atua na prevenção do câncer de mama e ginecológico desde 1975, será homenageada pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene a ser realizada na noite de quarta-feira, 20, às 19 horas. A iniciativa é do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que destaca a importância do trabalho voluntário da entidade na prevenção da doença.

“A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer desenvolve um inestimável trabalho de assistência às mulheres com câncer de mama e ginecológico, oferecendo apoio social e psicológico, além de realizar um importante trabalho de prevenção, por meio de campanhas de esclarecimento. Nada mais justa, portanto, do que essa homenagem a esse trabalho voluntário realizado pela entidade”, afirma Cristiano Passos.

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, de acordo com levantamento feito pela própria entidade, já custeou quase 1.660 exames de 2018 até o ano passado, num valor de R$ 177 mil, propiciando mamografias, ultrassons e biópsias, entre outros exames, para mulheres que aguardavam pelos procedimentos na fila do SUS. A entidade também desenvolve campanhas de prevenção, orientando as mulheres sobre a necessidade do autoexame das mamas e de visitas periódicas ao médico especialista. A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer funciona na Rua Antônio de Andrade, 45, no Jardim Faculdade.

“Outubro Rosa” – Para celebrar o “Outubro Rosa”, a Câmara Municipal está realizando uma exposição no saguão da Casa com fotografias alusivas ao tema. A campanha “Outubro Rosa”, de prevenção do câncer de mama, teve início em Nova York, na década de 1920, por meio da Fundação Susan G. Komen, que promoveu a “Corrida pela Cura”, simbolizada pelo laço rosa. A partir de 1977, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como “Outubro Rosa”, o que se efetivou a partir da década de 1990.

No Brasil, o “Outubro Rosa” começou a ser realizado em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. A partir daí, o evento se disseminou por outras cidades. Em Sorocaba, a Câmara Municipal também participa da campanha, adotando suas cores em seu portal na Internet e redes sociais, além de apoiar e realizar outros eventos, como a exposição de fotografias.