09/03/2009 12h00

Reestruturação faz do site um Portal de Notícias do Legislativo, calcado na transparência

A partir desta terça-feira (10), os munícipes poderão acompanhar o dia-a-dia dos vereadores pelas notícias publicadas no novo site da Câmara Municipal de Sorocaba. O portal vinha sendo reformulado pela equipe do setor de informática há dois anos: primeiro, os funcionários participaram de um curso interno de especialização, durante pouco mais de um ano. Depois, em seis meses de trabalho, concluíram o novo site.

Ele traz novidades como a inserção, numa página destinada à notícias, das informações (releases)  que são preparadas pela assessoria de imprensa do Legislativo mostrando as atividades dos vereadores e também o histórico das ordens do dia, detalhando os projetos que serão votados em cada sessão.

Esse novo projeto será apresentado aos vereadores pela secretária de Comunicação da Câmara, Cida Muniz, na sessão desta terça-feira, 10, com o apoio técnico da equipe de informática responsável pelo desenvolvimento do site: Heitor Augusto Arruda Mayer, Rodrigo Vieira de Moraes e Rodrigo de Almeida Américo.

Para a criação do site, conforme disse Heitor, foi utilizada  a tecnologia Java, que é de ponta no mercado de desenvolvimento de sistemas. Entre os links introduzidos no site estão o arquivo das antigas legislaturas e aqueles que possibilitam o acesso ao Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa e governos estadual e municipal, que ganharam destaque na página inicial.

O objetivo da reestruturação, além da facilitar a navegação, é tornar o site um Portal de Notícias, pelo qual o internauta terá acesso ao que acontece durante as sessões e aos trabalhos dos vereadores, dentro e fora da Casa. O próximo passo será a transmissão ao vivo das duas sessões semanais via Internet. Além da TV Legislativa, os munícipes poderão acompanhar as sessões via on-line. O site continuará a ser acessado no antigo endereço: www.camarasorocaba.sp.gov.br.

Transparência

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Francisco Martinez, disse que a reformulação do site era um projeto que vinha sendo alimentado há tempos: "Tínhamos o objetivo de aprimorá-lo, tornando-o mais atraente e de mais fácil consulta pelos cidadãos. Ao lado das novidades criadas nesse novo site, vamos preservar, por ser de grande interesse público, as divulgações que já fazíamos no projeto anterior, como, por exemplo, o serviço de busca de leis e a prestação de conta dos gastos dos vereadores, detalhadamente, gabinete por gabinete, preservando a transparência e o espírito público que deve prioritariamente nortear os nossos trabalhos.”

“Nessa apresentação que faremos aos vereadores, estaremos com o espírito totalmente aberto, democrático, para que eles possam fazer suas críticas e sugestões visando, sempre, o aperfeiçoamento de nosso trabalho”, concluiu o presidente José Francisco Martinez.