06/03/2009 12h00

Levando em consideração que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, realiza anualmente em todas em todas as paróquias do Brasil a Campanha da Fraternidade com discussão de temas importantes da comunidade brasileira.

No ano de 1961 três Padres da Igreja Católica idealizaram a Campanha da Fraternidade que foi realizada pela primeira vez na quaresma do ano de 1962 em Natal (RN), tendo no seu início destacada atuação do Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB. O projeto de foi lançado em nível nacional em 26 de dezembro de 1963, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II. Desde o ano de 1963 até hoje, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização, desenvolvida no período da quaresma, para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, no processo de transformação da sociedade, a partir de um problema específico que exige a participação de todos na busca de alternativas de solução.

Levando em consideração que a Campanha da Fraternidade tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora, provocando ao mesmo tempo, a renovação da vida da igreja e a transformação da sociedade, a partir de reflexões de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus.

Que foi realizado pela Arquidiocese de Sorocaba, em 17 de dezembro de 2008, o lançamento do texto base de estudo do tema da campanha de 2009 e que terá seu lançamento em todas as paróquias do Brasil, no dia 25 de fevereiro de 2009 a campanha da fraternidade “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A Paz é Fruto da Justiça” envolvendo coordenadores das Paróquias e atores da sociedade que desenvolvem ações nas diversas áreas de segurança pública e da Sociedade;

Considerando que a Campanha da Fraternidade acontece nas famílias, nos grupos e nas comunidades eclesiais, articulados pela paróquia. Em toda paróquia, pastoralmente dinâmica, não faltam equipes de serviços para tudo que for necessário. O Conselho Paroquial de Pastoral, já constituído na maioria das paróquias, por si ou pela constituição específica, garantirá a realização articulada e entusiasta da Campanha da Fraternidade de 2009.

Por esses motivos é que a Câmara Municipal de Sorocaba realizará no próximo dia 6 de março, às 19:30 horas, uma Sessão Solene pela Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Segurança Pública” e lema “A Paz é Fruto da Justiça”.

A autoria da Sessão Solene é dos Vereadores Anselmo Neto (PP) e Hélio Godoy (PSDB).